WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

03 Dicas de como evitar processos trabalhistas

Os processos trabalhistas não são inevitáveis, muito pelo contrário, eles podem ser totalmente evitados por meio de ações e cuidados que envolvem o correto pagamento de encargos e a realização de cálculos corretos para sua quitação.

Assim, mesmo uma empresa de grande porte, com grande número de colaboradores, pode e deve evitar a ocorrência de ações judiciais, as quais são, em sua maior parte, resultado do descuido relativo a questões administrativas e contábeis.

Como evitar processos trabalhistas – 3 dicas eficientes

A Legislação brasileira sofre constantes mudanças causadas por fatores diversos, como o excesso de emendas, adição e subtração de cláusulas e parágrafos, sucessão de partidos com visões diferentes, dentre outras.

Porém, essas alterações não influenciam apenas o âmbito do direito, mas também sua aplicação no dia a dia de empresas de todos os portes, o que pode acarretar em processos trabalhistas muitas vezes oriundos do desconhecimento ou imperícia de seus administradores.

Assim, para evitar a ocorrência de processos e o pagamento de indenizações que podem até mesmo levar a empresa à falência se atente a essas três dicas:

  1. Atenção na realização dos diferentes tipos de cálculo trabalhista

O pagamento de férias, 13º salário, participação de lucros, licenças maternidade, horas extras, verbas rescisórias e outros é feito com base em cálculos precisos que devem considerar variantes como tempo de serviço, tipo de contrato e regime de trabalho do colaborador;

  1. Elaboração correta de contratos e folhas de pagamento

Ao elaborar corretamente os contratos e holerites dos colaboradores é possível evitar uma série de processos trabalhistas, afinal, estes documentos devem especificar corretamente as jornadas de trabalho, duração e tipo de vínculo empregatício, encargos pagos etc.;

  1. Conheça os direitos da sua empresa

Não são apenas os trabalhadores que possuem direitos assegurados pela Legislação, mas as empresas também. Assim, muitos processos podem ser revertidos ou evitados quando os administradores possuem ciência destes direitos e os usam em benefício dos seus negócios.

A importância da assessoria trabalhista

É comum que empresas de grande porte contem com diferentes departamentos para cuidar de cada uma de suas obrigações, porém, em empresas de porte médio, pequeno e micro, muitas vezes, os gestores ficam sobrecarregados por lidar com tarefas simultâneas e variadas.

Assim, se sua empresa não possui contadores contratados e que atuam apenas nela, é essencial contar com os serviços de um escritório de contabilidade,que dispõe de uma ampla equipe de profissionais para assessorar e realizar rotinas burocráticas, porém, indispensáveis.

O contador é o profissional responsável por:

  • Efetuar cálculos trabalhistas;
  • Elaborar folhas de pagamento;
  • Revisar contratos;
  • Dar suporte em fiscalizações;
  • Realizar auditorias tributárias e contábeis;
  • Sanar quaisquer dúvidas referentes a esses assuntos.

Por isso, não importa o tamanho do seu negócio, é muito importante ter à disposição os conhecimentos desse profissional que, inclusive, está sempre a par de possíveis mudanças na legislação. Saiba mais lendo o nosso artigo por que contar com uma assessoria contábil?

Funcionários motivados e empresa assistida

A maioria dos processos movidos na esfera trabalhista é resultado do pagamento indevido ou do não pagamento de horas extras, registros incorretos na carteira de trabalho (como salário ou cargo não compatível com as atividades do trabalhador) e demissões mal conduzidas.

Os resultados das ações judiciais são danosos e desgastantes para ambos os lados (empregador e empregado), afinal, ao tomar conhecimento delas, os funcionários ficam desmotivados, desconfiados e passam a trabalhar com menos afinco.

Para a empresa é ainda pior, pois ao ter que arcar com multas e indenizações, ela pode até mesmo fechar as portas, especialmente companhias mais jovens, de porte micro ou pequeno e com menor aporte financeiro.

A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso, contar com uma boa assessoria, contadores experientes, dispostos para sanar dúvidas e esclarecer questões burocráticas e tributárias é essencial para evitar processos e o descontentamento dos empregados.

A Gaffa Contabilidade se orgulha por oferecer os melhores profissionais do ramo, além de atendimento individualizado para propor soluções sob medida e assessorar cada empresa de forma única, afinal, o crescimento de sua empresa é também o nosso crescimento.

Scroll to top