WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)
revisão tributária

ATACADISTAS E VAREJISTAS – AUMENTE SEU LUCRO COM A REVISÃO TRIBUTÁRIA

2020 se apresenta como um ano especial para empreendedores e gestores de empresas dos mais variados nichos, dada a expectativa de crescimento econômico que se desenha no âmbito nacional. Contudo, para usufruir das oportunidades que se avizinham, é preciso estar preparado, especialmente no que concerne ao lucro com a revisão tributária.

Disponível para atacadistas e varejistas, o lucro com a revisão tributária pode representar um peso importante na balança financeira de empresas, um montante que se torna ainda mais significativo ao se considerar que se trata, na realidade, da recuperação de um valor despendido de forma improcedente.

A importância da estratégia fiscal para o lucro com a revisão tributária

Muitas vezes preterido, o setor fiscal das empresas pode e deve ser utilizado de forma otimizada e estratégica por gestores e administradores. Isso significa que a esfera tributária de uma empresa deve ser compreendida como um ativo importante para o sucesso e lucratividade dos empreendimentos.

Esta proposição torna-se evidente com a discussão acerca da recuperação de créditos tributários advindos das recentes decisões jurídicas envolvendo o regime de tributação monofásico, ou concentrado , aplicável a empresas optantes pelo Simples Nacional.

Em suma, empresas desatualizadas sobre as últimas notícias e discussões deste tema correm o risco de arcar com encargos indevidos. Em contrapartida, empresas em busca de estratégias fiscais eficientes e modernas serão beneficiadas pelo lucro com a revisão tributária.

Tributação concentrada – tributação monofásica

O exemplo mais notório do lucro com a revisão tributária diz respeito ao recolhimento do PIS e COFINS de produtos de tributação concentrada. Neste caso, atacadistas e varejistas acabam por pagar ao governo estes impostos de forma redundante, uma vez que tais impostos já foram regularizados fiscalmente na fonte produtora.

Este entendimento é balizado pela posição assumida por parte da secretaria da Receita Federal por meio da solução da Consulta Cosit, proferida em maio de 2017. Essa solução, por sua vez, baseia-se em Leis e decisões estatais que tornam a recuperação de créditos fiscais algo absolutamente legal.

Eximindo-se do pagamento duplicado destes tributos, é possível obter lucro com a revisão tributária, o que, no caso de varejistas e atacadistas, pode representar um valor recuperado formidável. Confira, abaixo, alguns produtos cuja tributação é concentrada:

– Bebidas alcoólicas (cerveja, vinhos e destilados);
– Bebidas não alcoólicas (sucos e refrigerantes);
– Perfumaria como um todo(desodorantes, sabonetes, perfumes, cremes);
– Peças para automóveis, pneus e peças de borracha em geral;

Consultoria para recuperação de créditos fiscais

O lucro obtido com a revisão tributária é apenas uma linha de ação dentre as várias possíveis no universo do planejamento estratégico dos setores contábil e fiscal de uma empresa. Obviamente, deve-se levar em conta as particularidades de cada empreendimento, assim como as atualizações tributárias aplicáveis a cada tipo de negócio.

Por esta razão, a parceria com especialistas em consultoria tributária é fundamentalmente o primeiro e mais importante passo na busca pela excelência no desempenho fiscal de uma empresa.

A Gaffa, pioneira na recuperação de ativos fiscais, é uma empresa sólida e com reputação ilibada, ideal para auxiliar atacadistas e varejistas a melhorarem seu desempenho fiscal, obtendo lucros graças à adequação e à modernização tributária pela qual o Brasil está passando.

Scroll to top