WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)
autopeças

AUTO PEÇAS – NESTE MOMENTO CRISE RECUPERE SEUS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Neste momento de crise, sua empresa de autopeças pode contar com a recuperação de créditos tributários. Esse dinheiro pode ajudar em muito sua empresa!

O período da pandemia vem sendo marcado por uma série de dificuldades em todos os setores da sociedade e a economia tornou-se, de fato, um dos mais atingidos nesse conturbado período, principalmente quando o assunto envolve pequenas e médias empresas.

Em negócios que lidam com veículos, por exemplo, as mecânicas e empresas de autopeças e pneus, o prejuízo é quase certo, já que grande parte dos automóveis deixou ou diminuiu o seu índice de circulação, deixando o mercado automobilístico bastante retroagido.

No entanto, existem muitas formas de se recuperar o tempo e o dinheiro perdidos em meio à pandemia e uma delas é conhecida como: o serviço de recuperação de crédito tributário.

Essa, é uma alternativa que possibilita obter um recurso a mais para auxiliar nas questões financeiras da empresa, já que pode contar com o dinheiro do pagamento de dívidas.

Recuperação de crédito tributário – Uma solução urgente para o seu negócio

Feito por empresas especializadas em contabilidade, como a Gaffa, a recuperação de créditos tributários consiste na restituição desses impostos pagos indevidamente ou a maior por empresas cujo regime financeiro se enquadre no Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Esse valor recuperado pode ser usado como caixa de giro, investimentos, ou como reservas para outras situações de dificuldade. Manter a saúde financeira de sua empresa perpassa pela necessidade de injetar dinheiro no seu negócio e a recuperação de crédito tributário é uma excelente estratégia.

Como efetivar a recuperação de créditos tributários pelo Simples Nacional

 Existem duas formas para requerer e conseguir a restituição do crédito tributário. A primeira delas é pela devolução obrigatória que os órgãos recolhedores devem fazer, como a Receita Federal do Brasil e os fiscos municipais, estaduais e distrital.

A União é responsável pela fiscalização dessa devolução do pagamento dos impostos realizado indevidamente, que é prevista pelo artigo 165 do Código Tributário Nacional (CTN).

São considerados impostos pagos indevidamente os que provêm de:

  • pagamento realizado espontaneamente ou cobrança de imposto indevido ou maior que o devido, de acordo com a legislação tributária aplicável;
  • erro na determinação da alíquota que se aplica ao tributo, ou na identificação do sujeito que recebe o pagamento, ou no cálculo do montante do débito ou na elaboração ou conferência de qualquer documento relativo ao pagamento;
  • reforma, revogação, rescisão ou anulação de decisão de condenação.

A segunda forma de recuperar crédito tributário se dá por meio da compensação, que nada mais é do que a dedução de impostos devidos a partir do recolhimento indevido de impostos, desde que todos os tributos sejam da mesma natureza.

Essa forma de restituição de créditos tributários está prevista no artigo 170 do CTN, o Código Tributário Nacional.

É importante lembrar que a recuperação tributária só pode ser pleiteada até cinco anos após o pagamento.

Recursos financeiros disponíveis para a volta da quarentena

Optar pelo serviço de recuperação de crédito tributário é sim uma aposta positiva, pois se trata de um direito e não apenas de uma requisição para tentar salvar seu negócio.

O que é necessário ter em mente é a facilidade que uma assessoria em contabilidade pode te proporcionar, como a Gaffa, que trabalha com estratégias para a manutenção da saúde financeira de seu negócio.

O momento de crise no setor de manutenção veicular pode trazer práticas financeiras que podem ser levadas para as rotinas tributárias de seu negócio, mantendo-o saudável e com perspectivas de recuperação no período pós-pandemia.

Sabemos que a Recuperação Tributária de PIS e Cofins não é tão simples de entender, principalmente por envolver legislação e processos por isso, preparamos alguns artigos sobre o assunto para quem deseja entender melhor, por exemplo:

Você irá perceber a importância de uma avaliação preliminar para verificar o quanto sua empresa tem pago a mais em PIS e Cofins, a partir dela é possível definir os próximos passos. Uma avaliação correta precisa ser feita por especialistas e nós aqui na Gaffa temos uma equipe de profissionais qualificados para prestar assessoria tributária que sua empresa precisa.

Quer uma avaliação da situação tributária de sua autopeças? converse conosco sem compromissos clicando aqui.

Se gostou desse artigo, compartilhe e deixe seu comentário.

 

Scroll to top