WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

É A HORA DE MUDAR DE MEI PARA ME?

Mudanças ocorridas na empresa podem obrigar a transição do MEI para ME, por isso é necessário conhecer ambos os regimes de tributação para saber se sua companhia ainda se enquadra no MEI ou se é chegada a hora de mudar.

A Gaffa é especialista em contabilidade, com foco principal na atuação de empresas e em seu regime de tributos, por isso, seus profissionais separaram informações claras e diretas sobre a transição do MEI para ME, além de especificar melhor cada um deles.

Micro Empreendedor Individual x Micro Empresa

Para se enquadrar no MEI, bem como no ME, é necessário que a empresa cumpra determinados requisitos, por isso é essencial conhece-los bem:

  • MEI

MEI é a sigla para Micro Empreendedor Individual e ele é indicado para profissionais autônomos que faturam no máximo 81 mil reais por ano. Isso significa que o faturamento é um dos fatores a serem observados pelo empreendedor que opta pelo MEI.

Os impostos têm valor fixo pago mensalmente por meio de um boleto, uma guia única chamada DAS, que é emitida diretamente pelo portal da prefeitura de cada município. O MEI permite a contratação de apenas um funcionário e não permite que haja sócios;

  • ME

ME é a sigla para Micro Empresa e é indicado para profissionais autônomos que faturam até 360 mil reais por ano. Assim como o MEI, o ME permite apenas a presença de um titular e é ele quem responde integralmente pelos débitos da empresa.

Logo, a responsabilidade é ilimitada, o que implica que os patrimônios empresariais e pessoais de seu titular podem ser utilizados na quitação das dívidas da empresa.

O enquadramento tributário do ME pode ser Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Quando mudar de MEI para ME?

Diferentes fatores podem obrigar a mudança de MEI para ME, os profissionais da Gaffa Contabilidade apontam as principais delas:

  • A contratação de mais um funcionário: Como o MEI só permite a contratação de um funcionário, caso haja necessidade de contratar mais pessoas, é imprescindível mudar a categoria da empresa de MEI para ME;

Leia, também: O que você precisa saber sobre  o e-social

  • Aumento de salário: O MEI permite que o salário recebido pelo único funcionário contratado seja de um salário mínimo (ou o salário previsto no piso), porém caso queira-se aumentar o pagamento, é necessário alterar o enquadramento da empresa;
  • Filial e sócios: O MEI não permite a entrada de sócios, bem como veta que seu titular tenha outras empresas, por isso, caso algum sócio entre no negócio ou ele se expanda e abra filiais, a empresa já não estará enquadrada no MEI;
  • Faturamento: Caso o MEI fature mais do que 81 mil reais é preciso fazer a transição. Vale lembrar que a Receita Federal sempre realiza auditorias para acompanhar o faturamento das empresas, por isso, deve-se ter atenção;
  • Atividades impeditivas: Algumas atividades não são permitidas ao MEI, tais como abatedor de aves e aplicador agrícola, caso haja necessidade ou vontade de exercê-las, a mudança de regime tributário e categoria é imprescindível.

Assim, caso sua empresa deseje ou precise se enquadrar em outra categoria empresarial, é preciso que essa mudança seja comunicada, pois é obrigatória e segue prazos determinados, em geral, no final do mês ou no início do mês seguinte.

Os profissionais da Gaffa podem auxiliar sua empresa nessa transição, reunindo os documentos necessários, inserindo-os no sistema e fazendo os cálculos necessários para pagamento dos impostos retroativos, por exemplo.

Leia, também: Como a contabilidade pode te ajudar na tomada de decisões

Isso, porque há casos em que a mudança de MEI para ME ocorre em janeiro do ano seguinte, entretanto, os impostos pagos a menor quando a empresa era MEI deverão ter sua diferença recolhida no início do ano seguinte. Por isso, contar com o auxílio da Gaffa é essencial.

Quer iniciar o processo de transição? Então entre em contato conosco, clicando aqui.

 

imagem: freepik.com

Scroll to top