WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)
encargos sociais

ENCARGOS SOCIAIS – O QUE MUDOU COM O HOME OFFICE?

Por conta da pandemia e para conter o avanço da covid-19, muitas empresas optaram pelo trabalho remoto, porém ainda encontram dificuldades para gerenciar a equipe e cumprir as obrigações, como pagamentos e encargos sociais.

Afinal, as mudanças sempre trazem desafios a serem enfrentados e o home office trouxe novas formas de se trabalhar, já que toda uma equipe, ou pelo menos parte dela, precisou adaptar-se ao novo formato.

Com tudo isso, as empresas precisam gerenciar seus colaboradores e o trabalho de maneira diferenciada e é aí que surgem dúvidas.

Por isso, nós da GAFFA preparamos este artigo especial para ajudar empresas, empregadores e líderes a conseguirem entender melhor o que mudou na gestão de uma equipe em home office e como gerenciar de uma maneira mais adequada. 

Uma pequena reflexão sobre o assunto

No trabalho de maneira remota é normal que apareçam alguns questionamentos como: Será que meus colaboradores estão cumprindo a carga horária? A equipe está sendo produtiva? Há algum colaborador com dificuldades de internet? Entre outros.

Pois o que era realizado na empresa, passa agora a ser virtualmente, como reuniões e conferências, além dos processos que a pessoa passa a ter que realizar sozinha em sua residência, tendo que se comunicar com os colegas apenas de modo online.

Dessa forma, a supervisão e a gestão necessitam de maior atenção, pois as pessoas estão trabalhando de casa e fica mais difícil de acompanhar a rotina.

Além disso, a perspectiva daqui para frente é que o home office permaneça, pois as empresas que já trabalhavam com esse meio estão se adaptando cada vez mais, e aquelas que passaram a utilizar essa estratégia já estão optando por manter as equipes remotamente.

É por isso que o trabalho da empresa e dos gestores precisa ser, muitas vezes, repensado, para que haja melhor qualidade nos serviços e maior produtividade da equipe, engajando os profissionais para que sejam mais responsáveis e trabalhem de maneira cooperativa.

Afinal, é preciso olhar para o crescimento da empresa, sem esquecer do bem-estar dos trabalhadores, que precisam adaptar suas rotinas em casa, muitos inclusive com filhos e maiores responsabilidades.

Dicas para uma melhor gestão de pessoas e dos encargos sociais

Para auxiliar nesse controle do trabalho, preparamos algumas dicas que irão ajudar você a gerenciar de maneira mais adequada o serviço de seus colaboradores e os pagamentos de encargos.  São elas:

  • Mostre clareza ao explicar as atividades que cada pessoa irá desempenhar remotamente e os prazos que precisarão ser seguidos;
  • Disponibilize os recursos que os colaboradores necessitem para realizar suas tarefas diárias, como maneiras de obter informações, dispositivos para trabalhar etc.;
  • Ofereça apoio e esteja disponível para tirar dúvidas durante a carga horária estabelecida de trabalho;
  • Promova reuniões e conversas para manter as informações alinhadas e saber como os colaboradores estão se sentindo com as atividades e para que eles informem suas dificuldades, além de trazer feedback;
  • Incentive e motive seus colaboradores sempre que possível;
  • Utilize ferramentas que ajudem a cobrar a prestação de contas do colaborador, meios em que ele possa registrar as horas trabalhadas diariamente (início, intervalos, conclusão) e relatórios para registrar a produtividade.

Além de seguir esses pontos, é muito importante também se atentar a todos os encargos trabalhistas (férias, décimo terceiro etc.) e os encargos sociais (INSS, FGTS, PIS etc.) dos seus profissionais, cumprindo sempre as datas estabelecidas.

Para isso, é importante contar com uma assessoria contábil, como da GAFFA, que pode auxiliar nessas tarefas para que nada fuja do controle. 

Porém, é preciso supervisionar o serviço sem deixar de lado a confiança nas pessoas que você contratou, além de um pouco mais de paciência, pois muitos ainda estão em período de adaptação e estão aprendendo a lidar com as mudanças.

Como lidar com os encargos sociais

Os encargos sociais fazem parte das questões burocráticas de uma empresa e são impostos pagos que são revertidos em benefícios aos trabalhadores, tais como: Fundo de Garantia, Imposto de Renda, Previdência Social, dentre outros.

E mesmo com a equipe em home office, essas obrigações não podem ser deixadas de lado, pois deixar de efetuar esses pagamentos pode gerar complicações para as empresas.

Por isso, uma assessoria contábil, como a que a GAFFA oferece, permite que as questões financeiras sejam gerenciadas de forma mais adequada e com muito mais qualidade e seguindo as leis.

Assim, com uma empresa de contabilidade ficando responsável por cuidar da área financeira da sua empresa, você pode focar seus esforços na gestão das pessoas e garantir o bem-estar das equipes.

Saiba mais sobre nossa assessoria contábil, clicando aqui

Scroll to top