WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA – UMA OPÇÃO PARA ALIVIAR O CAIXA EM TEMPO DE PANDEMIA

Com as inúmeras e vertiginosas mudanças causadas pela pandemia da COVID-19, as complicações econômicas são, dentre inúmeras outras pautas que levam em consideração aspectos sociais e econômicos, uma das mais comentadas em todo o mundo nos últimos tempos.

 

Ao refletir, principalmente, sobre as situações de trabalho no Brasil, algumas alternativas  foram pensadas com o intuito de contribuir com a diminuição de sequelas negativas na nossa economia, é o caso da recuperação tributária.

 

PENSANDO NO ECONOMIA: UMA ALTERNATIVA PARA TEMPOS DE PANDEMIA

 

Os impactos da quarentena no fluxo de caixa do comércio varejista, ou seja, aquele comércio de pequenas quantidades, são muito visíveis, afinal, o consumo de alguns produtos – mesmo aqueles de primeira necessidade – podem diminuir, já que o poder de compra sofre cada vez mais alterações.

 

Todavia, alternativas muito palpáveis como a recuperação tributária, podem contribuir para diminuir esses impactos e, consequentemente, fazer com que o comércio recupere alguns dos tributos já pagos e invista naquilo que é realmente necessário.

 

O QUE É E COMO EFETIVAR A RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

 

Entendida como um direito de todas as empresas, a recuperação tributária nada mais é que a recuperação de impostos, taxas e contribuições já pagas, ou seja, todos os tributos que foram ilegalmente cobrados pelo governo.

 

Mas afinal, como a recuperação tributária efetivamente acontece na prática e no que ela pode ser útil para a economia de empresas no segmento comercial de tributação concentrada (ou monofásica)?

 

  • antes de tudo, é precisa realizar um levantamento de todos os tributos pagos e, em seguida, fazer uma correção monetária desses valores, atualizando-os;
  • o próximo passo para efetivar a recuperação tributária é por meio de uma medida judicial ou um procedimento administrativo;
  • intimamente ligada à recuperação tributária, a tributação concentrada é um tipo de tributação que atribui a um determinado contribuinte a responsabilidade total pelo recolhimento do imposto;
  • a tributação concentrada funciona, principalmente, para empresas que lidam com produtos monofásicos, tais como: combustíveis (gasolina, diesel, álcool, GLP e querosene de aviação), produtos farmacêuticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, máquinas, veículos, autopeças (câmaras de ar e pneus de borracha) e bebidas (água, refrigerante e cerveja);
  • com o intuito de desonerar as etapas de comercialização e, consequentemente, diminuir o fluxo de informações tributárias, a recuperação tributária acaba facilitando a fiscalização da Receita Federal.

 

Assim,  o principal benefício desse regime está na redução da base de cálculo tributário, já que as empresas possuem o direito de deduzir um valor diferente daquele das vendas realizadas e acabam evitando uma tributação em duplicidade ou acima do valor correto.

 

É preciso estar atento a legislação vigente para elaborar a melhor estratégia de gestão tributária, por isso, conheça a tabela do Simples Nacional – para varejistas – é preciso aplicá-la corretamente sobre a revenda dos produtos e, além disso, não esqueça de excluir a alíquota de PIS e COFINS.

 

SERVIÇOS DE ASSESSORIA, GESTÃO E CONTABILIDADE: CAMINHOS ACESSÍVEIS PARA TEMPOS DE CORONAVÍRUS

 

Com uma extensa lista de medidas que podem ser tomadas para amenizar algumas consequências negativas na atualidade quando o assunto é economia, é importante que empresas e negócios estejam atentos às informações sobre contabilidade e gestão de empresas.

 

E é nesse cenário que empresas como a Gaffa realizam o seu trabalho. Especialista em serviços de contabilidade, assessoria contábil, assessoria fiscal, assessoria legal e assessoria trabalhista, a Gaffa é completamente alinhada com tudo o que se passa na economia mundial.

 

Assim, ela conta com profissionais experientes na área da contabilidade, dispostos a sanar dúvidas e promover análises econômicas profundas e totalmente personalizadas para, consequentemente, encontrar soluções acessíveis de acordo com cada seguimento do mercado.

Scroll to top