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VAI DEMITIR UM FUNCIONÁRIO? SAIBA O QUE FALAR

Demitir um funcionário nunca é uma tarefa simples, afinal, é preciso unir o profissionalismo e a sensibilidade, para que este momento não seja traumático ao funcionário e problemático à empresa e àquele responsável por demitir. 

Por isso, é importante observar alguns passos na hora de dispensar um colaborador de suas funções, pois um processo de demissão mal feito pode acarretar problemas legais à companhia, além de um estresse desnecessário a todas as partes envolvidas. 

A melhor forma de demitir um funcionário

A Gaffa é especialista em contabilidade e atua em conjunto com os departamentos de Recursos Humanos de centenas de empresas a fim de fornecer a assistência necessária para organizar procedimentos e documentos, especialmente quando na admissão e demissão. 

Logo, por seus anos de experiência, os profissionais da Gaffa podem dar dicas valiosas para tornar esse momento mais tranquilo e bem organizado aos olhos da empresa e do empregado:

  1. Objetividade

Na hora de demitir um funcionário é preciso ser objetivo e falar diretamente para que fim ele está sendo chamado, as causas da dispensa e como se dará as burocracias relacionadas a ela, tais como tempo de aviso prévio, indenizações e data para exame demissional. 

Tudo isso evita confusões e situações desconfortáveis. Além disso, é importante ouvir o colaborador neste momento, sanar suas dúvidas de maneira precisa e não esconder os trâmites que envolvem sua demissão;

  1. Ser verdadeiro (a)

Nada pior do que prestar serviços para uma empresa e se sentir enganado e desrespeitado nos últimos momentos da trajetória profissional nela, por isso, faltar com a verdade é um erro que não deve ser cometido, pois ele apenas acarretará problemas futuros.

Assim, não deixe de esclarecer ao funcionário as causas reais de sua demissão e explicar com clareza quais são as opções que ele tem, por exemplo, cumprir ou não o aviso prévio, o que poderá ser feito dos bancos de horas e dos descontos por faltas e atrasos;

  1. Agradecer pelos serviços

Agradecer pelos serviços prestados é uma delicadeza e demonstra o apreço da empresa para com o colaborador que dedicou seu tempo e esforços a ela, por isso, essa ação deve ser feita de maneira polida e sincera, agradecer é sempre um sinal de justeza e cordialidade; 

  1. Portas abertas 

Por fim, é importante deixar claro que mesmo ao demitir um funcionário, as portas da empresa continuam abertas para ele, não necessariamente para novas vagas de trabalho, mas para prestar esclarecimentos, fornecer uma carta de recomendação e tirar dúvidas. 

Fique por dentro, leia:

Outros cuidados necessários 

Segundo os profissionais da Gaffa, o processo que envolve demitir um funcionário não começa e termina na hora de chamá-lo á parte para o momento da dispensa, ao contrário, a demissão deve ter preparação prévia e posterior à conversa com o colaborador. 

Assim, é importante escolher o dia e a hora certa para fazer isso. Muitas empresas preferem aguardar o momento de fechamento da folha de pagamento para fazer as demissões, pois isso facilita os cálculos de pagamento, outras preferem escolher um período determinado da jornada de trabalho para fazer isso, no começo ou no final, por exemplo. 

Outro cuidado importante é aquele relativo à pessoa que será responsável por comunicar a dispensa. O melhor é que seja o gestor da empresa ou superior imediato do funcionário, pois ele não se sentirá negligenciado neste momento delicado. 

Para organização dos documentos, realização de cálculos e acertos necessários contar com uma assessoria trabalhista é a melhor solução, pois evita erros e omissões que podem render processos penosos à empresa e ao funcionário. 

A Gaffa atende empresas em todo país e tem toda expertise necessária para oferecer suporte contábil profissional e eficiente tanto ao demitir um funcionário quanto em quaisquer outros momentos e procedimentos da empresa. 

Quer evitar problemas futuros ao dispensar um colaborador? Conte com nossa assessoria clicando aqui.

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