WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE ORÇAMENTO BASE ZERO?

Orçamento base zero é uma ferramenta não tradicional usada por gestores financeiros para redefinir os custos de uma empresa sem considerar a base histórica, ou seja, sem considerar exercícios anteriores.

Nessa metodologia é feita uma adequação afim de zerar as contas, para chegar a um novo orçamento viável para o crescimento da empresa.

E como é feita essa adequação? Primeiro é necessário revisar e redistribuir as prioridades financeiras. Há quem diga que essa prática é uma “faxina” na parte orçamentária da empresa.

Pode-se dizer, ainda, que o orçamento base zero não é apenas uma ferramenta teórica, pois traz resultados efetivos para a saúde financeira da empresa, auxiliando e trazendo clareza para a tomada de decisões e definição das prioridades. 

Como funciona o orçamento base zero?

É importante destacar que o orçamento base zero é indicado para empresas que já tenham um histórico financeiro, pois aquelas que estão dando os primeiros passos não aproveitariam muito a ferramenta por não ter o que “zerar”.

Para que a aplicação da metodologia do orçamento base zero seja bem sucedida, é necessário que todos os departamentos trabalhem juntos zelando pela transparência e pautando-se em dados reais, não em estimativas. 

As três principais etapas de implementação do orçamento são:

  • O primeiro passo é reunir as lideranças de todos os departamentos para que apresentem o orçamento de cada setor, justificando assim, de onde vem seus recursos e de que forma esses são utilizados;
  • Após a apresentação dos dados, chega o momento de confrontar as metas da empresa com o budget de cada setor para a partir daí definir quais serão as prioridades.
  • Então, o novo orçamento “zerado” deve ser votado e passa a valer se for aprovado pela maioria. 

Benefícios de se adotar o orçamento base zero

Como a transparência é um dos requisitos primordiais na prática de orçamento base zero, é possível enxergar com mais clareza gargalos, ou custos que nem sempre são fáceis de se identificar no dia a dia da empresa. 

Esse tipo de prática também permite que as lideranças consigam ter maior controle sobre o que se pode gastar.

Leia também: Como a contabilidade pode te ajudar na tomada de decisões

Existem desvantagens ao adotar orçamento base zero?

Assim como qualquer ferramenta, o orçamento base zero tem muitos benefícios, mas também tem suas desvantagens. 

Para empresas que não se conseguem apresentar números consistentes, usar essa estratégia acaba se tornando uma perda de tempo, pois se demanda muita dedicação e energia para fazer o levantamento dos números e isso acaba sendo uma forma de prejuízo para a empresa.

Em outros casos quando a empresa é muito grande pode ser muito difícil e complexo chegar a um consenso sobre os gastos. Além disso, cortar custos pode se tornar um grande desafio.

Como posso implementar o orçamento base zero na minha empresa?

É preciso ter em mente que para adotar essa metodologia em sua empresa é necessário ter uma base de dados consistente e que o sucesso na implementação do orçamento base zero depende bastante da colaboração entre todos os setores da empresa.

O orçamento base zero também irá auxiliar a identificar fraudes ou uso indevido de recursos, servindo como uma auditoria, dessa forma revelando a necessidade de avaliar a contratação de uma empresa especialista para evitar que esses desvios ocorram. 

Pode parecer muito difícil e complicado implementar o orçamento base zero e para tornar esse processo mais assertivo, empresas de contabilidade, como a  Gaffa Contabilidade, podem ser de grande auxílio nesse processo para direcionar e indicar quais passos seguir.

Ficou interessado? Entre em contato conosco, estamos prontos para auxiliar na organização fiscal de sua empresa.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

 

 

Imagem – Freepik.com – criado por pressfoto

Scroll to top