WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

VOCÊ SABE O QUE É BPO CONTÁBIL?

O mundo vem sofrendo grandes alterações no modo de organização das empresas, inclusive já é usado o termo “novo normal” para prever as relações de trabalho no mundo pós-pandemia do COVID-19. E uma das alternativas no mundo dos negócios é a terceirização de áreas burocráticas.

Na contabilidade, uma tendência é BPO contábil (Business Process Outsourcing – terceirização de processos empresariais, em português livre). Com a mudança do regime de trabalho presencial para home office, as empresas (principalmente pequenas e médias) conseguiram minimizar custos, porém ainda há muito em que avaliar para enxugar gastos.

A contratação do BPO facilita a junção de diversos departamentos administrativos, com profissionais externos e sem ligação direta com a empresa contratante. Ou seja, é feita sob contrato de serviços, sem a necessidade de espaço físico para os profissionais ou despesas com cargos trabalhistas.

Contudo, há diferenças entre o BPO de contabilidade e um escritório de contabilidade em si. A seguir, vamos explicar quais são essas diferenças e quais as vantagens desta modalidade.

Diferenças entre BPO contábil e escritório contábil

Na realidade, todo escritório de contabilidade pode se considerar um BPO, por prestar a terceirização de um serviço antes feito internamente na empresa contratante. A diferença se cerca na atribuição de foco.

Um escritório pode oferecer serviços mais focados, somente na parte contábil, ou na parte financeira, ou na parte trabalhista e enfim. Mas, apesar de ser uma realidade no mundo atual, muitos profissionais ainda não usam sistemas integrados para realizarem suas funções, e é aí que entra a vantagem do BPO contábil.

O BPO de contabilidade integra tecnologia para dar apoio às empresas, com todos os processos interligados para gerar um relatório completo das atividades internas. Além disso, o BPO realiza análise imparcial das atividades, focando na opção mais vantajosa para a empresa – tanto em aspectos da legislação quanto no gerenciamento dos aspectos trabalhistas.

Assim, a empresa se foca integralmente em seu core business, enquanto o BPO na contabilidade administra outras partes que não envolvam o gerenciamento da atividade principal.

Entre as funções do BPO contábil estão:

    • Cálculo de impostos e avaliação de enquadramento fiscal;
    • Apuração de impostos e emissão das guias (DARF ou DAS);
    • Auditoria e arquivamento de documentos fiscais;
    • Demonstrativos e relatórios contábeis;
    • Elaboração da folha de pagamento;
  • Controle do vencimento de certidões e alvarás.

Em suas atribuições, o BPO em contabilidade pode enxugar a folha salarial da empresa – principalmente de pequenas e médias –, por realizar funções dos departamentos de RH, financeiro, fiscal e contábil – e, em alguns casos, jurídico.

O serviço pode ser personalizado conforme as necessidades da empresa, por isso abrange uma gama de clientes, como comércios, pessoas jurídicas, condomínios e outros.

Vantagens específicas do BPO em contabilidade

A junção de profissionais especializados com o uso de tecnologia agrega na administração financeira e de bens da empresa, principalmente para quem tem um negócio enxuto (comércio em geral, prestadores de serviços e outros).

Para pequenas e médias empresas, o apoio do especialista em BPO propicia um panorama realista acerca da atividade e do funcionamento. Assim, o empresário consegue avaliar em cima dessa análise e se dedicar somente às melhorias para o crescimento da marca.

É feito um mapeamento das atividades da empresa e suas obrigações legais, o que possibilita avaliar a escolha do regime tributário, restituição de impostos ou desobrigação, a depender do caso estudado.

Dessa forma, o BPO automatiza todos os processos burocráticos internos, otimizando e agilizando a obtenção de informações precisas para a tomada de decisões.

Leia também:

Possibilidades de serviços com o BPO

O BPO para empresas propicia ainda três perfis de trabalho, a fim de garantir melhor atendimento às necessidades de cada empresa.

O primeiro é a terceirização dos departamentos, automatizados por meio de machine learning, uso de sistema de gestão empresarial (ERP) e outras soluções tecnológicas.

O segundo é a consultoria, com avaliação e mapeamento das atividades da empresa para o melhor enquadramento do perfil tributário.

Já o terceiro está direcionado à estratégia empresarial, a fim de facilitar a tomada de melhores decisões para a empresa. Por isso, além do portfólio de soluções tecnológicas, o especialista em BPO conta com profissionais qualificados e experientes, que propiciam uma visão com base em dados, mas também humana.

Aqui na Gaffa contabilidade integramos tecnologia para dar apoio às empresas e oferecer o que há de melhor na assessoria contábil completa.  

Entre em contato conosco  – clique aqui

Scroll to top