WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

4 MOTIVOS PARA SUA EMPRESA TERCEIRIZAR A GESTÃO CONTÁBIL

Manter a contabilidade da empresa em dia é essencial para evitar uma série de problemas legais e fiscais, porém nem sempre as empresas têm estrutura para manter uma equipe própria de contadores e terceirizar a gestão contábil é a solução mais viável nestes casos.

O que significa terceirizar a contabilidade da empresa

Terceirizar é transferir atividades que não estão ligadas ao negócio principal da empresa – core business – para uma outra empresa ou profissional especializado nessa atividade.

No caso de terceirizar a contabilidade da empresa é permitir que um escritório de contabilidade torne-se responsável por organizar e dar tratativas as demandas diárias relacionadas ao parte contábil da empresa.

Em alguns casos, o profissional de contabilidade pode exerce a função nas dependências da empresa ou todo o fluxo de trabalho é direcionado e realizado na estrutura do escritório de contabilidade.

Essa prática vem se consolidando nas empresas que querem se tornarem mais competitivas no mercado para manter seu foco no negócio.

Os motivos e as vantagens dessa opção representam ganhos na qualidade da organização financeira da empresa e economia.

Vamos detalhar melhor.

Por que terceirizar a gestão contábil? 

Não são poucos os casos em que ações relacionadas à contabilidade são deixadas aos cuidados de leigos, profissionais pouco experientes e até mesmo sem conhecimento especializado e, por isso, diminui a produtividade, gera problemas e custos desnecessários. 

  • Redução de Custos

A folha de pagamento é a mais beneficiada quando a empresa opta por terceirizar a contabilidade.  A partir do momento, que a empresa não precisa mais assumir os encargos trabalhista.

A contabilidade fica responsável por cumprir as obrigações legais para com os profissionais que estão responsáveis pelos serviços. Isso é uma economia sem precedentes e tranquilidade no que se refere a indenizações, novas contratações e treinamentos.

  • Regularidade com órgãos fiscalizadores 

A fiscalização de tributos é executada pelos órgãos públicos designados para sua efetivação, uma ferramenta do Estado para garantir que pessoas físicas e jurídicas cumpram com suas obrigações fiscais, porém nem sempre os gestores das empresas são versados nessa área.

A empresa terceirizada em gestão contábil tem a  responsabilidade por cumprir as normas fiscais e tributárias da empresa. Seus profissionais irão verificar a documentação da empresa, histórico de pagamentos, possíveis dívidas e formas de negociá-las, imposto de renda, seu enquadramento e regime tributário inerente; 

  • Burocracias e adequações 

Conhecer os meandros da burocracia brasileira é essencial para que sua empresa não incorra em erros e termine por faltar com suas obrigações e documentação, especialmente no que tange o pagamento de tributos, direitos trabalhistas e impostos sobre produtos e serviços.

Além disso, ao terceirizar a gestão contábil  quaisquer mudanças legais e suas adequações serão efetivadas em tempo hábil, como aquelas decorrentes de reformas tributárias, trabalhistas e mudanças de enquadramento empresarial; 

  • Administração de recursos

O controle financeiro é um desafio na gestão em pequenas e médias empresas. Manter em ordem os pagamentos, fluxo de caixa, encargos, entre outras obrigações não é tarefa fácil para quem além de tudo isso precisa gerenciar a parte comercial do negócio.

Ao manter a contabilidade e os tributos em dia é possível usufruir recursos federais, linhas de crédito e ainda obter a restituição de pagamentos de impostos feitos a maior, como a duplicidade de pagamento de impostos relativos aos produtos de tributação monofásica. 

A tomada de decisão do empreendedor sobre investimentos em compra de equipamentos e ampliação do negócio é mais assertiva se contar com a parceria da empresa de contabilidade. As informações precisas sobre a saúde financeira da empresa, sobre como a legislação pode influenciar sobre a novas iniciativas são responsáveis por auxiliar na tomada de decisões conscientes e embasadas.

Terceirização da contabilidade – por onde começar?

Agora que você conhece os motivos e as vantagens para terceirizar a contabilidade do seu negócio.

É importante contar com empresa de contabilidade experiente em pequenas e médias empresas e que possua estrutura e pessoal qualificado para dar assessoria contábil completa.

Afinal, compreendemos que organizar a contabilidade de uma empresa que está dando seus primeiros passos e de outra empresa que atua há anos no mercado são tarefas completamente distintas, haja vista o tempo e as mudanças pelas quais elas passaram. 

No caso das empresas que estão começando, verificar questões sobre regime de tributação, enquadramento, documentação inicial e ajustamento do sistema de emissão de notas fiscais são mais imperiosas e urgentes. 

Já empresas experientes no mercado demandam ações relacionadas a negociações, quitação e recuperação de crédito, ajustes fiscais, principalmente quando ela expande, abre filiais e muda de enquadramento, além de questões trabalhistas. 

Sabendo disso, nós da  Gaffa contabilidade estamos à disposição para conhecer a trajetória de sua empresa e, assim, oferecer contratos justos e transparentes para organizar a contabilidade da maneira que seu negócio precisa.

Ficou interessado em saber mais sobre a terceirização contábil? Entre em contato conosco, clicando aqui,

Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Scroll to top