WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas dúvidas.
Seja bem vindo (a)

DIGITALIZAÇÃO DE IMPOSTOS – SUA EMPRESA ESTÁ ATUALIZADA?

A digitalização de impostos é uma crescente tendência tributária no Brasil, tanto pela necessidade de aliviar a carga imposta e sua gestão ineficiente, quanto para colher os frutos que países que já aderiram ao novo modelo estão colhendo. 

Com o impacto econômico da Covid-19, ficou claro que o setor tributário deve estar preparado para mudanças abruptas e ter mais conformidade fiscal. São esses movimentos que pedem a urgência de soluções como a digitalização de impostos. 

Cenário atual pós aplicação da digitalização de impostos

O Brasil foi um dos países que melhor aplicaram a digitalização de impostos, pois há alguns anos, de fato desde 2008, são emitidas notas fiscais eletrônicas às Secretarias de Fazenda Estaduais e Federal. Para o Governo, isso permite melhor monitoramento e fiscalização. Para o empresário, maior facilidade de gerir suas questões fiscais.

A digitalização de impostos implementada abre novos caminhos, tanto é que a escrituração digital dos assuntos contábeis das empresas hoje é igualmente digitalizada. Esse conceito é pautado na transparência, visto que, ao facilitar a gerência contábil das empresas, agora fica mais fácil de monitorar se o faturamento condiz com o imposto pago. 

Dois foram os resultados imediatos da digitalização dos impostos para o empresário: simplificou sua rotina tributária e contribui para a formalização das empresas, por tornar o processo mais simples.

O empresário deve utilizar esse afastamento da burocracia ao seu favor, já que aderindo a esta modalidade, naturalmente, aumenta sua competitividade. Qualquer fiscalização eletrônica é um ganho de tempo que a fiscalização analógica e manual não podem propiciar.

Notas fiscais impressas em três vias geram uma logística e burocracia inimagináveis, no transporte e gestão de tais papéis. Agora, tudo é feito em tempo real por meio de simples cliques que reduzem os gastos e agilizam todo o Fisco. É o caminho da modernização fiscal na qual os empresários precisam se manter.

Leia, também:

Veja como sua empresa pode ganhar com a atualização fiscal!

Talvez você ainda não tenha percebido como tudo isso, de fato, favoreceu seu negócio. A média nacional de prejuízo que as empresas sofrem por não estarem em conformidade fiscal gira em torno de 170 R$ bilhões.

Nesse sentido, as empresas desatualizadas ficam mais propensas a falhas tributárias, algo inerente a um processo antiquado. Isso acaba gerando penalidades onerosas aos empresários.

A análise de impacto mostra que as empresas que optam pela digitalização de impostos junto a parceiros especializados para iniciarem essa modalidade, reduzem entre 2% a 5% de gastos com erros fiscais. 

Em média, são R$ 72 bilhões e mais de 2 mil horas que empresas nacionais gastam para entrar em conformidade com as obrigações fiscais. Logo, manter-se atualizada com as soluções da modernização tributária, entre elas a digitalização, garante as seguintes vantagens: 

  • Ganho de tempo e dinheiro para manter a empresa alinhada com as obrigações tributárias;
  • Redução de penalidades fiscais por não cumprir com as determinações da Receita Federal e dos órgãos estaduais e municipais;
  • Redução de riscos legais, ganhando, por conseguinte, facilidade para cumprir os seus compromissos;

Com toda essa mudança, a atualização se faz mais necessária ainda no momento em que a fiscalização governamental está se tornando menos falha. Ou seja, a empresa que está irregular nas questões fiscais será deflagrada mais rapidamente. Então, manter-se em conformidade fiscal é agora, mais que nunca, a estratégia das empresas mais competitivas.

Portanto, o que sempre foi considerado operacional, com a digitalização de impostos, torna-se estratégico para aprimorar a empresa e sua funcionalidade legal. Não é somente ao Governo que se é facilitada a supervisão dos tributos. Agora, as corporações podem gerir melhor seus planejamentos fiscais. 

Alinhando as novas ferramentas tecnológicas com planejamento financeiro estratégico, sua empresa se mantém no positivo. Nossa contabilidade  incentiva a atualização fiscal oferecendo avaliações confiáveis de documentos, melhor controle das demandas burocráticas, geração de relatórios de forma simplificada e outros processos inovadores que já permitem vislumbrar como a Gaffa cuidará das suas questões fiscais, trabalhistas e contábeis.

Faça uma gestão mais eficiente e conte com nossos profissionais. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Scroll to top